NOTÍCIAS Produtor, aqui você fica bem informado.

Publicado em 14/04/2021

Agora é a vez do algodão

Realizados nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro do corrente ano três visitas técnicas em Unidades Demonstrativas de Lavouras de ALGODÃO, nos municípios de Cambará, Sertanópolis e Assaí, com apresentação das cultivares implantadas, dados técnicos, tecnologia utilizada e estimativa de produção/produtividade.

Devido à pandemia do Corona Vírus, o comparecimento de produtores interessados e técnicos foi bastante reduzido, ainda assim seguindo os protocolos de segurança, ficando a apresentação registrada em fotos e filmagensvídeos para visualização nos sites da ACOPAR, do IBA e divulgação em veículos da imprensa.

A visita técnica, com a coordenação da ACOPAR – Associação dos Cotonicultores do Paraná, foram apresentados pelo Sr. Almir Montecelli, os aspectos relacionados ao desenvolvimento do Projeto de difusão de novas tecnologias para a reintrodução da cotonicultura no estado do Paraná. Discorreu sobre as áreas implantadas na safra corrente, e as ações implementadas pela Associação em parceria com o IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, com o IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR/EMATER, com a EMBRAPA-Algodão, Fundação Bahia e outras instituições e empresas, para o desenvolvimento de tecnologias da cultura do algodão.

As visitas técnicas foram realizadas no município de Cambará, na propriedade do Sr. Aristeu Sakamoto, no bairro Água das Antas, onde foi implantada a cultivar TMG 81, no município de Sertanópolis-PR, na propriedade denominada Sitio Santa Maria, de propriedade do Sr. Milton Martinez, onde foi implantada a cultivar TMG 81 WS, e no município de Assaí-PR, no Sítio Izu, de propriedade do Sr. Leandro Izu onde foram implantadas as cultivares TMG 81 WS, FM 985 GLTP e IMA 8001 WS.

Além do presidente da ACOPAR, Sr. Almir Montecelli, apresentaram também os integrantes da equipe de técnicos que atuam junto a associação, o Sr. Eleusio Curvelo Freire da Cotton Consultoria, Ex. EMBRAPA, o SR. Otaviano Lelis, engenheiro agrônomo e coordenador de campo da ACOPAR, Sr. Dr. Ruy Seiji Yomaoka, engenheiro agrônomo. IDR-PR, Sr. Dr. Wilson Paes de Almeida, engenheiro agrônomo – ex IAPAR, e o Sr. Adriano Lellis, coordenador do Projeto da Associação e ainda os produtores das áreas visitadas, ou seja os Srs. Aristeu Sakamoto, Sr. Milton Martinez o Sr. Leandro Izu.

Apresentado os aspectos técnicos das lavoras visitadas, desde o preparo do solo, cultivares implantadas, controle de bicudos, controle de demais pragas, aplicação de herbicidas, adubação de cobertura, chegando ao estagio que se encontram as lavouras, quando pode se estimar a produtividade potencial do empreendimento.

A avaliação dos técnicos é de que as lavouras enconfiam-se com bom desenvolvimento e boa estimativa de produção, podendo em muitas lavouras superar a media de 200 arrobas por hectare. Esta produtividade associada ao bom momento de mercado do algodão, que de acordo com o técnico Adriano, tem alcançado preços superiores aos da safra passada, pode superar outras culturas em rentabilidade. O algodão tem apresentado recuperação de preços condizentes com as de sopa, milho e outras.

A ACOPAR tem enviado esforços para completa condução das lavouras de algodão, e, além de já possuir 2 (duas) colhedoras, tem acordo com terceiros para realização da colheita da safra corrente em tempo hábil e em melhores condições e qualidade. Encontra-se em estudo a implantação na região de uma unidade descaroçadeira de algodão para atendimentos das áreas implantadas no Paraná.


Fonte: Jornal News