NOTÍCIAS Produtor, aqui você fica bem informado.

Publicado em 29/08/2023

Ministro anuncia certificação oficial do algodão brasileiro à estatal chinesa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (22) a certificação oficial do algodão brasileiro à Yuan Fei, presidente da Chinatex, estatal chinesa com foco na indústria têxtil. A certificação garante a veracidade dos laudos dos laboratórios de análises de fibras dentro dos padrões internacionais de qualidade com chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária.


A dirigente da estatal ressaltou que a empresa, que é a maior compradora de algodão na China, quer promover o algodão brasileiro no mercado chinês. Nos últimos cinco anos, a Chinatex já comprou 400 mil toneladas de algodão do Brasil.


O ministro Fávaro apresentou, durante a audiência, o programa de produção sustentável de alimentos do mundo, que prevê a recuperação e conversão de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos para dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento. Ele também ressaltou que os dois países, Brasil e China, têm o respeito recíproco com o compromisso ambiental de preservação do meio ambiente.


Fávaro lembrou que, com a retomada de Lula à presidência, o Brasil voltou a construir relações diplomáticas e a ampliação dos negócios comerciais com a construção de uma nova ordem econômica mundial.


Em 2022, de acordo com o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), o Brasil exportou em produtos do agronegócio US$ 3,68 bilhões para a China. Deste total, 30% equivale ao algodão não cardado e não penteado, somando US$ 1,08 bilhão para aquele país.


A produção brasileira está estimada em 7,4 milhões de toneladas de algodão em caroço, o equivalente a 3 milhões de toneladas de algodão em pluma, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Estiveram presentes também na audiência, os dirigentes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e representantes da empresa chinesa Minghong Chen, Shuwen Deng, Kai Weng e Zhuoer Li.


A comitiva da empresa estatal visitou regiões produtoras e fazendas de algodão no Mato Grosso e Bahia e conheceu o processo de classificação de algodão e também conversou com autoridades do setor agrícola nacional.


Fonte: MAPA Agricultura